segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

AR - Contas a Receber - 12.2 - Novidades

O Módulo Oracle Receivables, é utilizado para faturamento, recebimento, criação de aviso de crédito, débito e ajustes, proporcionando os dados para controles financeiros e de informação financeira estratégica.

Na versão 12.2, o foco das melhorias para Contas a Receber são:

Reduzir riscos e garantir a conformidade de dados;
Simplificar e automatizar processos;
Melhorar a conta do cliente e os resultados financeiros da empresa;
Performance;
Cadastro de Clientes e Relatórios


Redução de Riscos envolvendo   Cartão de Crédito

A nova versão possui tratativa para recebimentos via Cartão de Crédito;

Disponibiliza também funcionalidades para minimizar o risco, permitindo corrigir rapidamente os erros relacionados a cartão de crédito com o Contas a Receber.

O novo recurso de Tratamento de erros do cartão de crédito fornece um método rápido e eficiente para lidar com os erros que ocorrem durante a autorização de pagamento e a baixa adequada dos recebimentos.

Simplificar e Automatizar Processos

  1. Aprimoramento na aplicação no nível da linha (Line Level Cash Application):  
  2. Quando um cliente contesta o valor faturado e efetua apenas um pagamento parcial, pode ser um desafio resolver o problema caso não possa facilmente identificar quais linhas foram pagas, e quais não. 
  3. Esta nova funcionalidade permite aplicação de recebimentos a transações, linhas individuais ou grupos de linhas. Permitindo maior eficiência na interação com o cliente.
  4. Pontualidade é fundamental quando se trata de Contas a Receber. A integração adequada na baixa de faturas proporciona informações em tempo real sobre o status do cliente, transações pendentes e pagamentos recebidos;
  5. A versão R12.2, utiliza a captura de Processamento centralizado através do “Payment Engine”, utilizado para apoiar os fundos eletrônicos automatizados via cartões de crédito, cheques ou remessa e retorno bancário. Ele armazena e processa todas as informações relacionadas com pagamento que o cliente efetuou de forma automatizada.
  6. Atribuição automática de valores recebidos mas não aplicados, através de regras definidas pelo usuário por um novo programa concorrente: Atribuir Cash Itens Application;
  7. Melhoria no Processo de Reconciliação: Os titulares do cartão de crédito podem contestar cobranças com seu banco emissor do cartão. 
  8. Existe uma nova funcionalidade que permite conciliar saldos com precisão, através da gravação de cobranças de cartão de crédito no AR. É criada uma atividade específica e utilizada como criação de recebimento específica para cartão.

Melhoria na performance

Melhoria na performance do processo de Importação de Faturas e Aplicação de Recebimentos;

O AR melhorou significativamente o desempenho e a escalabilidade dos seguintes programas, através da aplicação de lógica de processamento paralelo e os índices de banco de dados:

AutoInvoice
Baixa Automática de Recebimentos
Programa de Remessa
Programa de Execução Lockbox

Relatórios utilizando BI Publisher

Alguns relatórios financeiros foram reescritos utilizando o Business Intelligence Publisher (BIP):

Relatório de Reconciliação do AR
Clientes com Saldo em Aberto
Relatório de Faturas Incompletas
Análise de Recebimento
Relatório de Aging com funcionalidade para multi-moedas


Localizações Brasileiras

DDA Débito Direto Autorizado

A Oracle Financials para a América  Latina apresentou dois novos atributos na tela e no programa de importação documentos de cobrança para apoiar  o DDA:

O Documento de Cobrança (Boleto): O código de Barras do Boleto é necessário para a transferência eletrônica de arquivos;

Existe um Flag para identificar formato eletrônico: 

Existe uma opção ao definir o formato  (Y / N) que identifica se o respectivo documento se refere a uma cobrança  eletrônica (Y) ou padrão (N).

Solução SPED e NF Eletrônica



SPED Contábil: O Oracle está preparado para trabalhar com a solução completa sem a necessidade de parceiros;

SPED Fiscal: Disponível no EBS e necessita da solução de parceiros.

Disponibilizados para os parceiros os objetos necessários para envio e recebimento de informações. 

São os objetos CLL_F255 (R12),.

Existem particularidades de Localizações para atender o módulo RI. Alguns atributos foram inseridos no RI, permitindo acesso do parceiro.
NF Eletronica: Necessita da solução de parceiros

A  instalação das funcionalidades do SPED fornecido pela Oracle, tem a principal finalidade de substituição dos livros da escrituração mercantil pelos seus equivalentes digitais;

Para atender tal necessidade alguns módulos foram adaptados, como o módulo de Recebimento Aplicado (RI) e Contabilidade (GL)

Soluções disponíveis para a versão R12.2.

A  NF Eletrônica disponível no EBS necessita da solução de um parceiro. Parceiros Homologados:

Synchro
Mastersaf
Compliance



Nenhum comentário:

Total de visualizações de página