quarta-feira, 21 de maio de 2014

Oracle destaca gestão de Big Data e Fast Data no CIAB FEBRABAN 2014

Press Release



Empresa reforça como gestão de Big Data e Fast Data podem auxiliar os bancos e demais empresas do setor financeiro a aperfeiçoar as relações e a oferta de serviços aos seus clientes, assim como a prevenir fraudes, melhorando resultados operacionais e financeiros


São Paulo, Brasil – 21 de maio de 2014

Notícias

·         No Ciab FEBRABAN 2014, a Oracle destacará como seu conhecimento do mercado financeiro permite a oferta de soluções para gestão de Big Data e Fast Data, que podem auxiliar as instituições financeiras a atender melhor aos clientes, propiciando experiências mais personalizadas e bem-sucedidas; oferecendo serviços diferenciados e a combater fraudes.

·         As soluções de Big Data e Fast Data da Oracle, especialmente aquelas que rodam com Oracle Database In Memory, têm mais capacidade e velocidade de armazenamento e processamento, bem como melhor desempenho analítico, viabilizando análises sofisticadas para tomada de decisão. Estas características são fundamentais para reforçar a infraestrutura de TI dos bancos para gestão do gigantesco volume de dados gerados diariamente em múltiplos canais, revertendo-os em diferenciais de negócios, como, por exemplo, a simplificação e desburocratização dos processos para os consumidores em médio prazo.
·         Ao adotar soluções de Big Data, as instituições financeiras, além de conseguirem analisar seus imensos e complexos bancos de dados relacionais, ganham capacidade de análise sobre um verdadeiro tesouro escondido em bancos de dados menos estruturados, como blogs, redes sociais, e-mail, sensores e fotos, entre outros. Esta gestão do Big Data é essencial para analisar diferentes comportamentos e situações para produção de relatórios para a tomada de decisões imediatas pelas empresas – em geral off line.
·         A Oracle oferece para as instituições financeiras o portfólio mais amplo e integrado de soluções para armazenar, processar, organizar e analisar essas fontes de dados diversificadas, além de analisá-las com os dados existentes para encontrar novas ideias e aproveitar relações ocultas. As principais soluções da Oracle para gestão de Big Data são: Oracle Big Data ApplianceOracle Big Data Connectors, Oracle Data IntegratorOracle Advanced AnalyticsOracle Exadata Database MachineOracle Exalytics In Memory MachineOracle Data WarehousingOracle Business Intelligence, entre outras.
·         Mas na “era da informação”, na qual os clientes estão permanentemente conectados, fornecendo opiniões e insights sobre expectativas em relação a produtos e serviços, assim como exigindo, reclamando e influenciando a percepção de milhares de outros consumidores on-line. A comunicação bancária precisa ocorrer em todos os canais possíveis, inclusive móveis, de maneira totalmente integrada, coordenada e em tempo real, estando munida de conhecimento do perfil e das expectativas dos clientes. Afinal, o consumidor hoje dificilmente se dirige a uma agência para conversar com o gerente de sua conta bancária.
·         Diante deste desafio, o ideal é que as soluções de Big Data sejam utilizadas pelos bancos associadas às de Fast Data, que são uma evolução do conceito de Big Data. O Fast Data consiste em várias tecnologias trabalhando lado a lado para identificar informações valiosas contidas no gigantesco volume de dados diários das empresas em alta velocidade, propiciando análises e decisões on-line.
·         Ao utilizar o Fast Data, um banco, por exemplo, identifica de imediato que um determinado cliente está acessando o Internet Banking, determina seu comportamento e retorna on-line com uma oferta adequada para que aquela pessoa tenha suas expectativas atendidas, em função da análise de comportamentos anteriores. Existe ainda a possibilidade de uma operadora de cartão de crédito, por exemplo, ao saber que o consumidor está utilizando o cartão em um shopping center, enviar para imediatamente para o celular do usuário ofertas de parceiros comerciais relacionadas a sua geolocalização.
·         Para a prevenção e combate à fraudes, a gestão do Big Data associada às ferramentas de Fast Data tem seus benefícios facilmente contatados, porque por meio da autenticação adaptativa, que mapeia os hábitos dos clientes, combinada ao perfil e às informações sobre ele disponíveis contidas nos cadastros do próprio banco ou disseminadas on-line, inclusive nas redes sociais, possibilita análises bastante assertivas para identificar se determinada operação está sendo realizada por ele mesmo ou não.
·         Em caso de suspeita de fraude, com o imediatismo desta informação obtida com as soluções de Big Data associadas ao Fast Data, a instituição financeira pode enviar avisos on-line para os aparelhos móveis dos clientes sobre transações duvidosas, com a possibilidade de bloqueio mais rápido das linhas de crédito e aviso às autoridades.
·         Podem ser citados também benefícios para diferentes processos de negócios, diretamente relacionados ao core business das instituições financeiras. Uma financeira com o uso de soluções de Big Data e Fast Data pode, por exemplo, em poucos minutos coletar, armazenar e fazer pesquisas on-line sobre o histórico financeiro de um interessado em empréstimo, avaliando seu status e fornecendo o produto, com taxas de juros adequadas ao perfil do cliente, ou negando de imediato à concessão.
·         Entre as principais soluções de Fasta da Oracle estão: Oracle Event ProcessingOracle Data Integrator Enterprise EditionOracle Business AnalyticsOracle Real-Time DecisionsOracle Business Process Managment, entre outras.
Serviço
·         24º Ciab FEBRABAN - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras
·         Período: de 4 a 6 de junho de 2014.
·         Local: Transamérica Expo Center
·         Site do evento: http://www.ciab.org.br/home

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página