sábado, 25 de outubro de 2014

Metodologia Unificada Oracle - Oracle Unified Method (OUM)

Desde a aposentadoria da metologia AIM da Oracle, houve muitas perguntas sobre OUM vs AIM, portanto, este post vai ajudar o leitor a saber mais sobre o novo método.

O OUM - Oracle Unified Method suporta todo o ciclo de vida de TI da empresa , incluindo suporte para o sucesso da implementação de cada produto Oracle.

·         É uma solução robusta, e tecnológica da Oracle.

·         Baseado em padrões da indústria e experiência de campo

·         Altamente escalável para suportar projeto ou programa com requisitos específicos.

·         Interativamente desenvolvido através de um processo contínuo e evolutivo.

Cinco princípios fundamentais

Negócio: Foco no negócio e garantir a participação de aceitação e entrega dos esforços do desenvolvimento.
Arquitetura: Definir a arquitetura antes que os recursos estarem empenhados para o desenvolvimento e implementação.
Adaptabilidade: Incentiva adaptabilidade para entrega escalável através de pequenos e grandes projetos ,que possuem recursos diferentes e níveis de habilidade.
Implementação: Oferece técnicas de implementação rápida para garantir soluções de negócios em curto espaço de tempo
Padrão: Aproveite o Unified Modeling Linguagem e o Processo de Desenvolvimento de Software Unificado.

Com OUM você pode...

·         Apoiar a gama completa de projetos de tecnologia Oracle, incluindo:

·         Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)
·         Enterprise Integration
·         Software
·         Enterprise Performance Management ( EPM )
·         Business Intelligence (BI)
·         Enterprise 2.0
·         Implementação de Aplicações Corporativas
·         Atualização de Software

Resumindo - Estrutura OUM

É um conjunto abrangente de métodos que é aplicável a qualquer tipo de projeto de tecnologia da informação.

É um método baseado em plano - que inclui material de visão geral sobre várias abordagens e padrões.

Ele inclui diretrizes de base para as áreas de foco, pontos de vista, as fases, atividades, processos e tarefas, bem como as descrições do produto do trabalho.

Possui basicamente áreas de foco, sem sobrepor as fases e processos.

ÁREAS de  FOCO

Estas três áreas de foco fornecem enquadramento para o planejamento de nível empresarial, projeto e gerenciamento de programas e de execução.

Visão - lida com desenvolvimento e manutenção da estratégia de TI de nível empresarial , arquitetura e governança. Isso também ajuda na transição do planejamento em nível empresarial e atividades de estratégia para a identificação e iniciação de projetos específicos.
Com essa visão temos um quadro em que todos os tipos de projetos podem ser planejados, estimados, controlados e concluídos de uma forma consistente .

Implementação -  Esta área de foco fornece uma estrutura para desenvolver e implementar soluções de negócios baseadas em Oracle.
Em seguida, vamos dar uma rápida visão geral para implementar a área de foco que tem substituição de métodos antigos, como AIM Foundation, AIM for Business Flows, Compass, Results Roadmap, etc.

Compreendendo e Implementando

Área foco tipicamente baseada em marcos:

·         Ciclo de vida  - Marco objetivo
·         Ciclo de vida -  Arquitetura marco
·         Marco inicial da capacidade de operação
·         Sistema no marco de produção

Como mencionado, essa metodologia é composta por 5 fases e 14 processos, sendo os detalhes da seguinte forma:

Fases do Projeto OUM

Os fluxos de trabalho dentro de um projeto OUM são classificados em cinco fases: Iniciação, Elaboração , Construção , Transição e de Produção . Estas fases são descritas a seguir :

(A) Fase I: A Iniciação: Como as primeiras fases do ciclo de vida do projeto, o objetivo principal desta fase é atingir o consenso entre todas as partes interessadas. Kick off da, revisão, Alto nível em requisitos de negócios, juntamente com o plano de projeto inicial estarão nesta fase.

(B) Fase II: Elaboração: Esta é a segunda fase do ciclo de projeto de vida , onde o  principal foco seria desenvolver os modelos de requisitos detalhados , particionar a solução, desenvolver protótipos funcionais, e a linha de base da arquitetura do sistema.

(C) Fase III : Construção: Como a terceira fases do ciclo de vida do projeto, construção se concentra no design, implementação e testes de funções para desenvolver um sistema completo.

(D) Fase IV: Transição: Isso normalmente consiste de instalação para o sistema de produção através da UAT e lançamento da aplicação ao vivo, aberto e pronto para o negócio.

(E) Fase V : Produção: O objetivo da fase de produção é para operar o sistema recém-desenvolvido , avaliar o sucesso do sistema, e apoiar os utilizadores. Isto inclui: o monitoramento do sistema, agindo de forma adequada para garantir a operação continuada; medir o desempenho do sistema; operação e manutenção de sistemas de apoio; responder a pedidos de ajuda, relatórios de erros e pedidos de funcionalidades por usuários e gerenciar o processo de controle de mudança aplicável de modo que os defeitos e novos recursos são priorizados e atribuídos a futuros lançamentos.

Processo OUM - Normalmente definido como "uma disciplina ou sub- projeto que define um conjunto de tarefas relacionadas por assunto, habilidades necessárias, e as dependências comuns." Um processo geralmente se estende por várias fases em uma abordagem .

Todas as tarefas OUM também são organizadas em processos por grupos de relacionamento.

Membros da equipe do projeto são atribuídos a esses grupos de acordo com sua especialização. 

Oracle Unified Method ( OUM )



REQUISITOS DE NEGÓCIO [ RD ] - Identificar, refinar e priorizar os requisitos para o sistema proposto.
ANÁLISES DE REQUISITOS [ RA] - Aprofundar a análise dos requisitos identificados durante o processo, como base para a análise e design.
ANÁLISE [AN] - Analisar, refinar e estruturar os requisitos do sistema, através do Modelo de Análise .
PROJETO [DS] - Traduzir requisitos em um projeto de sistema que atenda a todos os requisitos funcionais e suplementares.
IMPLEMENTAÇÃO [IM] - Desenvolver o sistema final, através de uma série de passos interativos.
TESTE [TE] - O processo de teste é uma abordagem integrada para testar a qualidade e conformidade de todos os elementos do novo sistema.
GESTÃO DE DESEMPENHO [ PT] - Definir, construir e executar uma abordagem eficaz para gerenciar o desempenho ao longo do ciclo de vida do projeto .
ARQUITETURA TÉCNICA [TA] - Projetar uma arquitetura de sistema de informação que percebe a visão de negócio.
AQUISIÇÃO DE DADOS E CONVERSÃO [CV] - Objetivo da aquisição de dados e processo de conversão é converter todos os dados do sistema legado, necessários para o funcionamento do novo sistema.
DOCUMENTAÇÃO [DO] Desenvolver uma documentação que amplia os manuais dos produtos, com informações sobre o software personalizado e processos de negócio .
GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS [OCM] - identificar os desafios humanos e organizacionais do projeto , a fim de mitigar o risco .
TREINAMENTO [TR] - Capacitar adequadamente a equipe do projeto, para iniciar o projeto e treinar os usuários para executar o novo sistema.
TRANSIÇÃO [TS] - Objetivo do processo de transição é instalar o sistema e dar go live (ir produção).
OPERAÇÕES E SUPORTE [PS] - Objetivo das Operações e Processo de suporte é monitorar e responder a problemas no sistema para corrigir erros e problemas de desempenho e melhorias do plano.

Acreditem com essa nova metodologia as empresas obtém uma gestão simplificada do projeto, um melhor planejamento, com redução do risco, gerenciando o projeto dentro do tempo e do valor estimado.

Para quem precisar do executável, me envie um email.

Até mais...

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página