quarta-feira, 3 de julho de 2013

Oracle lança o Oracle Database 12c

Press Release
Oracle lança o Oracle Database 12c
Empresa anuncia que o primeiro banco de dados desenvolvido para a nuvem já está disponível para todo o mercado
REDWOOD SHORES, Califórnia – 03 de julho de 2013.
Resumo das notícias

Ao adotar a nuvem, as empresas buscam tecnologias capazes de transformar os negócios e melhorar a eficácia e a agilidade operacional. O Oracle Database 12c é um banco de dados de última geração, desenvolvido para atender a essas necessidades, fornecendo uma nova arquitetura multitenant em uma plataforma rápida, escalável, confiável e segura. Ao ingressar na nuvem com o Oracle Database 12c, os clientes conseguem melhorar a qualidade e o desempenho dos aplicativos, reduzir o tempo com a gestão de armazenamento e obter máxima disponibilidade, além de simplificar a consolidação de vários bancos de dados.


Notícias

· A mais recente versão do banco de dados número um do mundo, o Oracle Database 12c, está disponível para download no site da Oracle Technology Network (OTN).

· O Oracle Database 12c apresenta uma nova arquitetura multitenant, que simplifica o processo de consolidação de bancos de dados na nuvem, permitindo que os clientes gerenciem vários bancos de dados como um só, sem alterar seus aplicativos.

· Por ser a base do Oracle Public Cloud Services, o Oracle Database 12c oferece excelentes benefícios às empresas que estão implementando nuvens privadas de bancos de dados e aos fornecedores de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), que procuram o poder do Oracle Database em modelo multitenant seguro.

· O Oracle Database 12c, otimizado no SPARC e nos processadores Intel® Xeon®, é uma versão completa que traz 500 recursos inéditos e é o resultado de 2.500 pessoas-ano (ou seja, 5,2 milhões de horas) de desenvolvimento e 1,2 milhões de horas de testes, além de um extenso programa beta com parceiros e clientes da Oracle.

· A nova versão do banco de dados número um para a nuvem, o Oracle Database 12c, foi também desenvolvido em conjunto com o servidor recordista mundial da Oracle: o SPARC T5.

· O webcast de lançamento do Oracle Database 12c será apresentado por Andy Mendelsohn, vice-presidente sênior de Tecnologia de Servidores de Bancos de Dados da Oracle, e Tom Kyte, arquiteto da Oracle, e está programado para o dia 10 de julho de 2013, às 13h (horário de Brasília).

Nova arquitetura multitenant para consolidação de bancos de dados na nuvem


· O Oracle Database 12c vence os principais desafios dos clientes que estão consolidando bancos de dados em um modelo de nuvem privada, proporcionando eficiência superior, custos de gestão expressivamente menores, ao mesmo tempo que mantém a autonomia de cada banco de dados.

· O Oracle Multitenant é um novo recurso do Oracle Database 12c e permite que cada banco de dados conectado dentro na nova arquitetura multitenant funcione como um Oracle Database padrão para os aplicativos já instalados, que poderão rodar sem alterações.

· Comportando a multitenant na camada de bancos de dados, ao invés de ser nos aplicativos, o Oracle Multitenant faz com que todos os aplicativos de ISV (provedores independentes de software, em português) executados no Oracle Database fiquem prontos para SaaS.

· O Oracle Multitenant gerencia diversos bancos de dados como um só e aumenta a utilização de recursos do servidor, assim como reduz o tempo e os esforços exigidos nas atualizações, backups e recuperação de bancos de dados, entre outras inúmeras facilidades.

· A arquitetura multitenant oferece clonagem e provisionamento praticamente instantâneos dos bancos de dados, sendo a plataforma ideal para desenvolvimento e testes de bancos de dados nas nuvens.

· O Oracle Multitenant funciona com todos os recursos do Oracle Database, como Real Application Clusters, Partitioning, Data Guard, Compression, Automatic Storage Management, Real Application Testing, Transparent Data Encryption, Database Vault, entre outros.

Otimização automática de dados

· Para ajudar os clientes a gerenciar mais dados com maior eficiência, reduzir os custos de armazenamento e melhorar o desempenho, o Oracle Database 12c traz novos recursos de otimização automática de dados.

· Um Heat Map monitora a atividade de leitura/gravação do banco de dados, possibilitando que os administradores identifiquem facilmente os dados hot (muito ativos), warm (somente leitura) e cold (raramente lidos) armazenados nas tabelas e partições.

· Por meio de compactação inteligente e armazenamento em camadas, os administradores de bancos de dados (DBAs) poderão definir facilmente as políticas gerenciadas dos servidores para automatizar a compactação e a colocação de dados de OLTP, Data Warehouse e arquivamento em camadas, com base na atividade e no tempo de existência dos dados.

Segurança em camadas
· O Oracle Database 12c inclui mais inovações de segurança que as versões anteriores, ajudando os clientes a enfrentar as crescentes ameaças e cumprir as regulamentações cada vez mais exigentes em termos de privacidade dos dados.

· Os novos recursos de edição permitem que as empresas protejam dados confidenciais, como números de cartões de crédito, sem ter de fazer alterações nos aplicativos que os exibem, pois são editados de maneira simultânea a execução, baseados em políticas pré-definidas e nas informações da sessão da conta.

· O Oracle Database 12c também inclui o novo Run-Time Privilege Analysis, que permite identificar as funções e os privilégios que realmente estão sendo usados, ajudando a revogar privilégios desnecessários e aplicar o mínimo deles com a segurança de que as operações da empresa não serão prejudicadas.

Disponibilidade máxima para nuvens de bancos de dados
· O Oracle Database 12c apresenta diversos recursos de alta disponibilidade, bem como aprimoramentos às tecnologias existentes, que viabilizam o acesso contínuo aos dados empresariais.

· O Global Data Services oferece balanceamento de carga e failover para configurações de bancos de dados distribuídos em âmbito global.

· O Data Guard Far Sync estende a proteção de standby a qualquer distância com zero perda de dados – sem limitações em decorrência de latência.

· O Application Continuity complementa o Oracle Real Application Clusters e mascara as falhas dos aplicativos dos usuários finais, reproduzindo de forma automática as transações que apresentaram falhas.

Eficiência na gestão de bancos de dados

· A integração perfeita com o Oracle Enterprise Manager 12c Cloud Control auxilia os administradores a implementar e gerenciar, com total facilidade, a nova funcionalidade do Oracle Database 12c, que inclui novidades como a arquitetura multitenant e a edição de dados.

· Os abrangentes recursos de testes do Oracle Real Application Testing podem ajudar os clientes a validar estratégias de atualização e consolidação por meio de testes simultâneos e colocação do sistema em cargas de produção reais.

Simplificação das análises de Big Data
· O Oracle Database 12c aprimora os recursos MapReduce residentes no banco de dados para Big Data por intermédio da correspondência de padrões de SQL, que viabiliza a descoberta imediata e escalável de sequências de eventos empresariais, como transações financeiras, logs de rede e de sequência de cliques (clickstream).

· Os analistas de dados podem analisar as informações empresariais e Big Data com maior eficácia, devido aos novos algoritmos preditivos residentes no banco de dados e à integração ainda maior da linguagem R de código aberto com o Oracle Database 12c.

Depoimentos de apoio
· “Desenvolvemos as inovações no Oracle Database 12c tendo em mente as necessidades dos clientes em termos de cloud computing”, disse Andrew Mendelsohn, vice-presidente sênior de Tecnologias de Servidor de Banco de Dados da Oracle. “Com a nova arquitetura de multitenant , os clientes terão maior facilidade para consolidar seus bancos de dados e gerenciar vários deles como um único. Essa nova arquitetura oferece outros recursos de cloud computing, como provisionamento simplificado, clonagem e priorização de recursos, sem a necessidade de grandes alterações aos aplicativos.”

· “As comunidades de grupos de usuários da Oracle participaram ativamente no desenvolvimento e nos testes do Oracle Database 12c,” disse Michelle Malcher, presidente do Grupo Independente de Usuários Oracle (IOUG, na sigla em inglês). “Estamos muito satisfeitos em ver aperfeiçoamentos do princípio ao fim, bem como certos de que a nova arquitetura facilitará muito a consolidação de bancos de dados na nuvem para os clientes.”

· “Entre os principais desafios que os gerentes de datacenters enfrentam estão o custo, a complexidade e a inflexibilidade impostos pelo grande número de bancos de dados de produção operando em configurações fixas de servidor, a maioria dos quais substancialmente subutilizada”, disse Carl Olofson, vice-presidente de Pesquisa de Software, Integração de Dados e Gestão de Bancos de Dados da IDC. “Faz parte da natureza da maioria dos softwares de servidor de bancos de dados que eles não possam ser movidos ou reimplementados facilmente. Além disso, a tentativa de combiná-los por meio da consolidação cria outras dificuldades em termos de capacidade de gerenciamento e complexidade para os administradores. O Oracle Database 12c oferece uma solução elegante para este problema, propiciando não só flexibilidade e facilidades na gestão de diversos bancos de dados, como também a viabilidade de realizar isso sem alterações aos aplicativos e sem uma íngreme curva de aprendizagem para os DBAs. A nova versão também prepara o datacenter para avançar rumo à cloud computing.”

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página