terça-feira, 22 de abril de 2008

Trabalhando com os módulos AP e FA

Olá pessoal!

Trabalho com vendas (OM e Billing) e contas a receber (AR), agora recebi um novo desafio!!

Migração.

Serei responsável pela migração de FA (Ativo Fixo) e AP (Contas a Pagar).
Tenho os manuais, mas como todo consultor sabe, o manual é bom para quem já mexe com o módulo.

Entendo que no AP, toda entrada efetuada no RI(Recebimento integrado) que esta com a tipo de transação gera pagamento, efetua a movimentação de INV e faz a interface para AP gerando um NFF onde logo em seguida no vencimento é efetuado um pagamento do título por cheque, TED ou borderô de pagamento.

E que, as NFFs do fornecedor são lançadas no AP e, se apropriado, vinculadas às ordens de compra correspondentes do PO. Durante o processo de vinculação, a classificação contábil da NFF é copiada da ordem de compra (no caso de uma despesa) ou da conta de passivo apropriada (no caso de um item de inventário). Contas a pagar, despesas e pagamentos possuem interface com o GL. As NFFs para compras de ativos fazem interface com o FA(Ativo Fixo).

Resumindo... Recebe informações do RI (Recebimentos Integrado – módulo responsável pelo recebimento das requisições e ordens de compra, solicitados pelo PO), mantém todo o controle de pagamentos realizados pelos fornecedores.

Já o FA (Fixed Assets), sei que os ativos do AP e de outras origens são mantidos no FA. São adicionados, processados, depreciados e, posteriormente, baixados. No final de cada período de ativo, as informações contábeis fazem interface diretamente com o GL.

Resumindo... É aqui onde os ativos da empresa são informados, catalogados e etc... recebem tratamento de depreciação, baixa de ativos, transferência dentre outras coisas.

Estou encontrando algumas dificuldades nas das tabelas do FA e do AP.

Os dados sofrem alterações depois de passarem pela tabela X? Será que esses dados colhidos são exatamente os dados que eu necessito?


Se alguém tiver essa resposta, ou algum material desses módulos, gostaria que compartilhassem comigo, pois não temos consultores (FA e AP) por aqui .

Muito obrigada e abraços!!!

A Simone do Rio de Janeiro me enviou bastante material sobre as funcionalidades do AP, obrigadão!!!

5 comentários:

Márcio Garcia disse...

Olá Dany,
Ótima iniciativa a do seu Blog. Gostei muito dos comentários.
Então, gostaria de ajudar no que for possível, mas nao entendi exatamente qual é a sua dúvida em relação à integração entre FA e AP. Outra coisa: Vcs estão utilizando o RI, certo? Abraço, Márcio Garcia

Mario Barduchi disse...

Bom dia

Este material que você citou, você poderia repassá-lo...

Estou iniciando no ERp (como sysadmin) e estou com muitas dificuldades relacionar as tabelas principais dos módulos.

Obrigado

Mario

Unknown disse...

Dani,

Estou inciando um processo de impalantação do e-Billing, apesar do conhecimento da ferramenta, tenho dúvidas sobre algumas práticas, visto que não muitos cases aqui. Você ou alguém tem material deste cara? Obs: é O antigo Siebel Billing.

Abraços

Unknown disse...

Realizei o encerramento indevido no módulo FA, gostaria de saber se é possível realizar a abertura do período no ativo permanente

Unknown disse...

Boa noite

Realizei o encerramento no módulo FA indevidamente, gostaria de saber se é possível realizar a abertura?

Total de visualizações de página