segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Afinal... o que faz esse tal de ERP?

Integração - Visão Vendas


Imaginem um produto, de venda ou não... Pensem em seu fluxo de vendas, desde a produção até o pagamento.

Imaginou?

Abaixo descrevi algumas questões relacionadas a negócio que fazem as empresas arrancarem os cabelos acaso não tenham sincronia nessas informações:

Quando, quanto comprar de cada produto?
Quando, quanto produzir de cada produto?
Quem e onde irá produzir?
Tenho material para produzir?
Qual será o custo?
Quem são meus fornecedores?
Tenho material já produzido em estoque?
Tenho cliente para vender?
Quem é meu cliente?
De onde vem?
Para que estado vou vender?
Que impostos devo cobrar ou reter?
Que tipo de pagamento será realizado?
Quais condições este pagamento usará?
Qual método de pagamento será utilizado?
Qual banco?
Que conta?
Foi realizado o pagamento?
O pagamento foi contabilizado?
Que informações contábeis tenho a respeito?

Da origem das peças que fabricam uma caneta, seu estoque, sua venda, o pagamento de clientes e fornecedores até sua contabilização.

O ERP veio para integrar todas essas informações em tempo real, garantindo a sincronia dos departamentos da empresa através da informação.

É estudado o foco da empresa, industria, seja comércio, prestadora de serviços ou um conjunto dessas atividades. Então o sistema é configurado para que se adeque às suas necessidades. É então definido os módulos de utilização. Abrangindo desde a comercialização ou não do produto até o controle contábil dele.

No próximo post, vou comentar sobre esses módulos!!!

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página